RECANTO VIDA

TRATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

DESDE 1997 TRATANDO
DEPENDENTES E FAMÍLIAS

RECANTO VIDA

TRATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

DESDE 1997 TRATANDO
DEPENDENTES E FAMÍLIAS

ACOLHER, TRATAR, RECUPERAR E REINTEGRAR

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

As drogas são associadas a alterações do humor produzidas por modificações no cérebro que alteram o seu funcionamento.

Nosso cérebro é composto por milhões de células que se comunicam umas com as outras e com o resto do corpo, enviando e recebendo mensagens através de processos químicos. As células cerebrais contém os neurotransmissores, que são transmitidos milhares de vezes a cada segundo, em viagens contínuas de ida e volta levando mensagens. Cada célula cerebral tem um formato que varia de pessoa para pessoa.

O formato dos neurotransmissores, é que forma a base da personalidade de cada pessoa, definindo suas habilidades e capacidade de superar dificuldades. Quando o formato não é alterado podemos nos lembrar, concentrar-nos, aprender, coordenar e competir plenamente, mas uma vez alterado a pessoa passa a sofrer mudanças físicas, emocionais e comportamentais. As drogas tem o poder de alterar o pensamento, danificando a mente e o corpo e afetando o comportamento e os relacionamentos. Elas agem sobre o sistema nervoso central e particularmente sobre cérebro. Já se sabe que em relação á doença não existem as chamadas drogas pesadas, pois da nicotina ao álcool, passando pela maconha, cocaína, crack e otras. Todas elas são poderosas causadoras de dependência. É fato conhecido que as drogas podem provocar recompensas na forma de sensações de prazer no início de seu uso, povocando desta forma uma atitude repetitiva que leva com o tempo a uma dependência.
O tempo que uma pessoa leva para desenvolver a dependência varia e esta relacionado com a forma como a droga é utilizada, bem como ao grau de defesas da pessoa em relação ao desenvolvimento da doença: Vãrios fatores podem influir no processo, pessoais, do meio ambiente e da droga escolhida. A dependência química ocorre quando se ultrapassa o limite dos mecanismos de defesa do próprio organismos, fazendo com que o corpo seja incapaz de controlar a necessidade de uso de alguma substância que ele normalmente rejeitaria. Embora a dependência química seja reconhecida como uma síndrome pela maioria das associações médicas mundiais internacionais, ainda hoje existem preconceitos arraigadas tanto no que se refere a governos quanto no que se refere a governos quanto no que se refere ás atitudes da sociedade em geral. Mesmo entre aqueles que aceitam a dependência como doençaque de fato é, ainda existe a crença interior de que sua causa primaria seja puramente psicológica.

O QUE É ADICTO ?

Um adicto é simplesmente aquela pessoa cuja vida é controlada pelas drogas. Sua vida e seus pensamentos são centrados nas drogas, de uma ou de outra forma, vivem para obter, usar e procuram todas as maneiras e meios de conseguir mais. O adicto usa para viver e vive para usar. O adicto sofre pela inabilidade de aceitar responsabilidades pessoais, sendo incapaz de encarar a vida tal como ela é. O adicto continua usando, mesmo quando as drogas cessaram de lhe fazer sentir bem. É alérgico a drogas, mas mesmo assim continua sentindo-se atraído por elas. O que caracteriza um adicto é a sua realidade nas drogas (comportamento), e não a quantidade que usa. A negação é um aspecto preponderante da doença da adicção. A negação impede o adicto de enxergar sua própria realidade e a realidade de sua doença.
Romper com a negação não permite ao adicto uma visão clara para, então procurar soluções para seus problemas. O adicto é impotente perante sua adicção. Aqueles que se descobriram adictos descobriram serem portadores de uma doença para a qual não se conhece cura, uma doença progressiva, e potencialmente, fatal. Ao contrário de antigas crenças a adicção é uma doença do corpo, da mente e do espirito, passivel não de cura, mas sim de estabilização. A recuperação se inicia quando o adicto pára de usar todas as drogas, trocando pelo companheirismo de pessoas ativamente engajadas na recuperação. É possível então ao adicto ver um pouco de si mesmo em cada um dos outros e assim se permitir ser ajudado e ao mesmo tempo engajar-se na ajuda de outros.

SERÁ QUE TENHO PROBLEMAS ?

Descobrir as respostas para esta pergunta pode ser mais difícil do que se imagina. Na maioria das vezes não acreditamos realmente que poderíamos ter um problema com drogas ou álcool simplesmente porque julgávamos possível controlar seu uso no momento em que quiséssemos . Somos auto-suficientes e temos pleno e total controle de nossas vidas. Afinal, estes problemas só acontecem com os outros. Pena que as coisas não sejam bem assim. A verdade é que a própria droga não nos deixa ver que não estamos mais no controle da situação, ela nos leva a encarar o uso como estando dentro daquilo que determinamos, seus efeitos começam a alterar nossa própria concepção dos limites que havíamos nos imposto.

Atingimos então um estágio em que, ao invés de controlar seu uso como havíamos determinado, estamos nos justificando buscando razões que nos façam acreditar que ainda estamos no controle da situação. Lentamente passamos da condição de condutor para a situação de conduzido. A doença não se manifesta de forma clara a principio. Ela é insidiosa, penetrando lentamente, de uma forma que não nos permite avaliar as próprias mudanças que estamos sofrendo. Somos incapazes de perceber que já não somos a mesma pessoa. Nossos atos, disfarçados pelas mais diversas justificativas, já não são ditados por nossa própria consciência, todas as nossas atitudes mudam com um único objetivo: obter mais e mais.

Se você tem problemas ou dúvidas nós podemos ajudar,

FALE COM A GENTE.

Recanto Vida Tratamento e Recuperação de Dependentes Químicos

Recanto Vida

Atendimento 24 horas – LIGUE:

Unidade Sede
(13) 3458-4256 / (13) 99172 2246
Estrada Armando Cunha 1.336 – Peruibe – SP

Unidade 2
(13) 3458-5126  / (13) 99653 2248
Rua São Paulo, 68 – Peruíbe – SP

COMUNIDADE TERAPÊUTICA RECANTO VIDA

O Recanto Vida é um centro de reabilitação para dependentes de álcool e drogas . Muitas vezes tambem citado, genéricamente, como uma clínica de reabilitação para dependentes de álcool e drogas, O Recanto Vida oferece tratamento para abuso e dependência de álcool e drogas . Se você ou um ente querido está sofrendo pelo abuso ou dependência de de álcool ou drogas nós podemos lhe ajudar